COMEÇAR HOJE

9 de Novembro, 2019
Grande Auditório da Faculdade de Ciências da Saúde UBI, Covilhã
Numa altura em que o desemprego jovem atinge valores astronómicos, gerando valores de emigração cada vez maiores, torna-se necessário perceber de que forma os jovens têm futuro em Portugal.
“Começar Hoje”, e desde já, a preparar o futuro é essencial, começando com um conjunto fantástico de convidados.
“Agarra a tua oportunidade!” É este o repto que lançamos aos nossos jovens, pois é deles a oportunidade de ter um futuro melhor, começando a trabalhar nele hoje.
PARTICIPANTES
ALMOÇO NETWORKING
SESSÕES
CONVIDADOS

Host
Natural de Santarém, cresceu no meio do campo e da agricultura.
Viria a formar-se em Educação Social e a traçar um percurso em termos profissionais mais diverso do que imaginaria. Depois de bairros sociais em Cascais, um clínica no Ribatejo, passou pela Câmara Municipal de Santarém como veradora durante dois anos.
Em 2014, a par com um curso na Escola Agrária de Santarém, criou a marca “iellow” que hoje está em stand by.
A par e passo com estas e tantas outras coisas, a Maria Teresa cantou durante muitos anos tendo gravado dois discos de fado, um deles fado para crianças.
Hoje está dedicada à Certicasa, marca da família no ramo imobiliário, é treinadora no Rugby Clube de Santarém e continua a cantar em casa para os seus 3 filhos pequenos.
Host do momento

Ator
Ricardo Carriço é uma figura pública e ator de sucesso no panorama do audiovisual nacional, modelo de topo durante a década de 80 e princípios de 90 em Portugal, fundou em 1985 os “Ibéria”, banda de música, e deu-se a conhecer através da televisão como apresentador do programa informativo da RTP2 Lusitânia Expresso.
Ligado, maioritariamente, à televisão mas também ao cinema, tem desenvolvido uma carreira notável como ator. Foi intérprete nas séries televisivas Claxon e A Grande Mentira, começando a aparecer regularmente em novelas como “Cinzas”, “Verão Quente”, “Filhos do Vento”, “A Grande Aposta” entre outras, e mais tarde nas séries “Major Alvega”, “Médico de Família” ou “Querido Professor”, ou mais recentemente em “Flor do Mar”, “Laços de Sangue”, “Dancing Days” “Mar Salgado” e “Espelho d’Água”.
Regular no teatro, estreou-se em Ricardo II, de William Shakespeare – sob a direção de Carlos Avilez – integrando, posteriormente, o elenco de Odeio Hamlet, encenado por Diogo Infante. Foi também dirigido por Fernanda Lapa, Jorge Silva Melo, Maria Emília Correia, Rui Mendes ou Pedro Varela.
Apaixonado pela música desde muito cedo, resolve apostar definitivamente com o lançamento do seu 1º EP em 2014 e em 2017 com o seu novo álbum a solo, tendo realizado já diversos concertos em Portugal.
Painel 1: Como te comunicas?
“Sou jornalista e não podia ser outra coisa qualquer. Desde 2011 que escrevo histórias de Fazedores, no Dinheiro Vivo: reportagens sobre gente que pensa, planeia e cria negócios. Gosto mais de perguntar do que de responder. Adoro escrever e viajar. Se puder fazer as duas coisas, perfeito. Estudei jornalismo na Universidade Nova de Lisboa, na Complutense de Madrid e na Torcuato di Tella, em Buenos Aires. Estagiei na TSF e no Rádio Clube Português, fundei o jornal i, a revista Tentações e o site e suplemento de economia Dinheiro Vivo. Passei por Madrid, Buenos Aires e Nova Iorque. Acabo sempre por regressar mas estou sempre no ir.”
Actualmente é editora do ECO.
Moderadora
O seu percurso profissional iniciou-se há 20 anos na McDonald’s, como Assistente Administrativa do restaurante do Colombo. Em 2000 foi convidada para fazer parte da equipa de Recursos Humanos na Sede. Ao longo destes anos teve a oportunidade de participar em diferentes projectos, onde assumiu diferentes funções dentro da área de Recursos Humanos.
Em 2016 assumiu a função de Gestora do Departamento de Recursos Humanos.
Tem formação em Comunicação e Jornalismo pelo Instituto Português de Estudos Superiores, e Pós graduação em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos pela Universidade Europeia.
Painel 2: Como te Diferencias?
Inês de Castro é actualmente a Talent & Development Leader da Worten Ibéria.
Tem como responsabilidade a atração de talento para a Worten e o desenvolvimento de carreira e formação dos colaboradores de Portugal e Espanha.
É formada em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISPA e trabalha em recursos humanos há mais de 15 anos.
Iniciou a sua carreira na consultoria, começando pela área de desenvolvimento de testes de aptidões e competências técnicas, passando posteriormente à área de recrutamento e selecção, à qual esteve dedicada cerca de 5 anos e nos últimos 2 anos dedicou-se à gestão de equipas em outsourcing, tendo tido a oportunidade de gerir equipas na área da Banca, Telecomunicações, Serviços, Retalho, etc.
A experiência na consultoria permitiu-lhe “dar o salto” para um novo desafio e integra a Siemens em 2010 como HR Business Partner, com o principal desafio de ajudar a construir em Portugal o primeiro centro de competências Financeiras da Siemens a nível mundial.
Em 2013, é desafiada a integrar a Sonae, como HR Business Partner da Worten. Desafio que aceita de imediato devido ao elevado gosto pela área da tecnologia. Na Worten, tem passado por muitos e entusiasmantes projectos como por exemplo a incorporação da área logística na Worten, a criação do centro de reparações nacional, a parceria com Angola, a implementação do novo conceito de loja, o lançamento do Marketplace e a iberização das equipas.
Nos tempos livres dedica-se à família, tem 2 filhos e um cão com os quais gosta de passar tempo, passear e brincar.
Para além da sua paixão pela área de recursos humanos, dedica-se ainda sempre que o tempo o permite a projectos com crianças (foi monitora de colónias de férias de crianças carenciadas até aos 26 anos) e a projectos de formação em parceria com Universidades.
Painel 2: Como te diferencias?
Após a conclusão da licenciatura em Gestão na Católica Business School, ganhou um prémio internacional em 2015 decorrente do Executive Programme em Gestão Desportiva do CIES com um projecto intitulado ‘Invictus’ e que versava sobre como voltar a incutir a ética e identidade própria nas organizações desportivas. Foi contratado para a Federação Portuguesa de Futebol para integrar o seu Gabinete Executivo com 3 objectivos: ajudar a desenhar a plataforma de Business Intelligence do ponto de vista do negocio, consciencializar e tornar mais eficiente a estrutura no seu processo de tomada de decisão e suportar a tomada de decisão estratégica da gestão de topo. É speaker no Istituto Superior de Direito e Economia em Barcelona, no Master de Sports Management and Legal Skills sob o tema ‘Gestão Estratégica’. Está, desde Dezembro de 2018, como Analista de Negócio na equipa de planeamento e estratégia da Divisão de Transformação Digital da FIFA.
Painel 1: Como te Comunicas?
João Cunha é Coach e Trainer na AllCAN, tendo desenvolvido a sua atividade profissional em vendas e comunicação. Mestre em Wing Chun , foi recordista mundial ao atingir esse título em apenas 2 anos de treino (com apenas 24 anos), passando a ser instrutor na escola por si fundada.
Durante o seu percurso no desenvolvimento pessoal, investiu na sua formação internacional em Coaching e PNL, assim como formações sobre liderança e empreendedorismo com John Maxwell e Magic Johnson.
O seu maior foco de desenvolvimento rege-se pela liderança, comunicação, Business através de sessões de Coaching e eventos de desenvolvimento pessoal.
Boost Yourself
José Miguel Araújo, nascido no Porto a 04 de setembro de 1968, na atualidade desempenha o cargo de Diretor de Comunicação e Relações Institucionais no Super Bock Group.
Formado em Publicidade e Marketing no ISCIE-Porto, os primeiros passos na atividade profissional foram dados como responsável de Marketing de uma editora jurídico-económica, seguindo-se um período de dois anos numa empresa de Direct Marketing.
Entrou para a Unicer em 1997, tendo começado pela gestão comercial, mas logo percebeu que as marcas e projetos desta empresa tinham um vasto leque de oportunidades de crescimento e valorização pessoal.
Para além do começo na área comercial, desempenhou funções no Trade marketing, gestão da marca Super Bock, Direcção de patrocínios, Direcção Comercial Africa até à área da Comunicação, na atualidade.
Os impossíveis são construções que não se efetivam se as alimentarmos com atitudes antagónicas de compromisso, entrega e crença. Tenta ter esta conduta nas várias dimensões da sua vida.
O desporto, que ainda hoje pratica de diferentes formas, ensinou-lhe valores muito inspiradores de entrega, resiliência, sentido de equipa, risco, responsabilidade individual, partilha, contenção nas vitórias, energia nas derrotas.
Impossible is Nothing…
Painel 1: Como te Comunicas?
Inspira-te
António Cardoso Marques, doutorou-se em Economia na Universidade do Porto (2005) e Pós-Graduação em Economia da Universidade da Beira Interior (Portugal) em 2016.
É Professor Associado de Economia Industrial, Concorrência e Regulação e Economia de Energia no Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior.
É investigador e coordenador científico da área de pesquisa em Economia e Finanças da NECE-UBI, Unidade de Pesquisa em Ciência e Economia Empresarial, patrocinada pela Fundação Portuguesa para o Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.
É membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior desde 2013 e coordenador do Programa de Doutoramento em Economia.
Moderador
Licenciada em Economia pela Universidade Católica do Porto, desenvolveu grande parte do seu percurso profissional na área financeira.
Iniciou a sua carreira na KPMG, em 2007, na área de auditoria financeira, tendo integrado projetos de auditoria e consultoria nos principais bancos nacionais. Enquanto Manager da empresa, foi também responsável por diversos projetos internacionais, nomeadamente em bancos angolanos e suiços.
Em 2016 foi convidada para integrar a equipa de Finance do Banco Itau, tendo sido ocupado o cargo de IFRS specialist.
Mas… foi em 2018 que a sua carreira mudou drasticamente de rumo. Reavivando a curiosidade que sempre sentiu pela área do empreendedorismo, despediu-se do Banco Itau e, juntamente com uma amiga, fundou a Vanytime, uma “Uber” de moda, beleza e bem-estar, que conta atualmente com cerca de 250 parceiros e cuja missão é facilitar a vida dos portugueses, levando estes serviços até sua casa ou local de trabalho.
Dada a sua experiência na área de consultoria e liderança, é frequentemente convidada para projetos de mentoria e acompanhamento de jovens estudantes e recém-licenciados.
Painel 1: Como te Comunicas?
Diogo Bhovan considera-se suficientemente “louco” para acreditar que pode “mudar o mundo”!
Com 15 anos co-fundou uma associação de Educação, Solidariedade e Cooperação Internacional, que desenvolveu projectos em alguns dos países com o IDH mais baixo do mundo (Ghana, Guine, Haiti, etc), tendo presidido essa mesma associação dos 16 aos 19 anos de idade.
Ainda antes de entrar em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, envolveu-se com uma das melhores incubadoras do mundo e com algumas das startups lá sedeadas, tendo aos 19 anos co-criado a sua primeira empresa na área das Tecnologias da Informação.
Durante a realização do curso superior, que concluiu entretanto, teve uma “epifania” e fez uma pausa de 1 mês para partir com apenas 1€/ dia numa viagem pela Europa.
Entre os 20 e os 22 anos, abraçou vários projectos associativos e empresariais em áreas relacionadas com liderança, gestão e comunicação tendo ainda organizado vários eventos de âmbito nacional e participado no movimento nacional de Debate Competitivo.
Actualmente com 26 anos, Diogo Bhovan lidera a Cron.Studio, empresa que criou aos 23 anos e que actua como estúdio de startups e inovação trabalhando diariamente com empreendedores que estão a lançar os seus negócios de base tecnológica e com empresas já estabelecidas que pretendem alavancar a inovação interna ou externa, sendo ainda formador certificado em diversas áreas.
Painel 2: Como te Diferencias?
Como pensas? Como sentes? O que te prende? Neste momento vais “acordar para a vida”.
De que forma os jovens podem comunicar o seu valor ou que estratégias poderão adoptar para o fazer?
O que é essencial para nos conseguirmos diferenciar e com isso ter um melhor futuro profissional?
Outros jovens já fizeram este caminho… Sabias?
O Pólo I da UBI é o pólo principal da Universidade.
Saindo da estação, seguir as direcções UBI.
Seguir pela saída 31 – Covilhã Norte, seguindo depois a direção UBI.
Oradores super motivados e empenhados em te ajudar a evoluir e a trabalhar rumo ao teu futuro.
Uma conferência diferente e cheia de desafios fora da zona de conforto.
Muito feedback para que possas trabalhar já o teu futuro.
Muitas oportunidades de networking e contacto com os nossos convidados.
Caso tenhas alguma questão sobre o momento, entra em contacto direto connosco.
Responderemos rapidamente.
Disclaimer
Ao adquirir qualquer tipo de bilhete para a conferência autoriza, implicitamente, a recolha de imagens e vídeo durante toda a duração do momento.