Como as Soft Skills vão impulsionar a tua carreira

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Wake up. Study. Sleep. Repeat.

Se vives no século XXI, este é, com certeza, um esquema temporal que já fez parte da tua vida académica.

Ao longo dos anos, o chavão “estuda para teres futuro!” foi utilizado como arma de arremesso pelos pais desse mundo fora, sempre com o objetivo de garantir que os seus filhos adquiriam os conhecimentos necessários para obter um emprego estável, com boas condições pessoais e laborais.

A fórmula, apesar de em muitos casos se demonstrar como um caminho fiável, deixa de fora aspetos de uma importância tão grande ou maior do que as qualidades técnicas dos profissionais da atualidade.

Se estás na faculdade, sabes que em todo o país existem dezenas de jovens a seguir o mesmo percurso académico que tu. As mesmas cadeiras, os mesmos professores, as mesmas sebentas e resultados praticamente iguais. Enquanto vives o quotidiano da universidade o mais provável é nem sequer pensares além daquela silver lining que atinges quando recebes, finalmente, o canudo. Mas e depois? Quando fores à tua primeira entrevista de emprego e, ao teu lado, estiverem dezenas de jovens com o mesmo percurso académico, o que te vai tornar memorável?

Se ainda não ouviste falar de Soft Skills, presta atenção aos próximos parágrafos.

Todos nós somos uma entidade complexa e composta por uma variedade enorme de valências, gostos, medos e ideias. Tal como tudo o resto no universo, um jovem profissional só está completo quando junta todos estes fatores aliando, inevitavelmente, as suas competências técnicas e académicas com aquelas a que, modernamente, se chamam “soft skills”.

Entre as principais qualidades “soft” que os empregadores procuram avaliar durante uma entrevista de emprego encontram-se simples detalhes como: a Comunicação Verbal, a Relação Interpessoal, a Escrita, o Pensamento Crítico ou mesmo o Saber Ouvir.

Se fazes parte do grupo daqueles que pensam que todas estas valências não te fazem brilhar, em detrimento das tuas competências académicas, talvez esteja na altura de reavaliares a imagem que ambicionas projetar no mercado de trabalho.

Alguns dos maiores empregadores do mundo referem, continuamente, a importância das soft skills como sendo fatores decisivos na contratação de um novo colaborador.

Da próxima vez que te preparares para uma entrevista, lembra-te:

“Soft skills get little respect, but will make or break your career.” – Peggy Klaus

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
back to top